domingo, 10 de junho de 2012

Enio Colecionador


Coleção. Há 25 anos, Ênio Gomes da Silva reúne peças comemorativas sobre empreendimentos e instituições nacionais.

HISTÓRIA GUARDADA EM SELOS
Em dois álbuns, eu (Ênio Gomes da Silva) guardo uma história rica das empresas e/ou instituições do Brasil. Desde 1986 coleciono selos e adesivos feitos pelas organizações para comemorar aniversários, como os 30 anos da CCE, 50 anos da Muller, 130 anos do município de Timbó. Minha coleção possui cerca de duas mil unidades hoje e pela sua particularidade, estimo que em breve possa conseguir entrar no Guiness Book, o Livro dos Recordes, pois considero uma forma de preservar a rica memória histórica, econômica e cultural do Brasil.
Há empresas que não existem mais, como a paranaense Prosdócimo (eletrodomésticos) ou empreendimentos que foram absorvidas por multinacionais. Desta maneira, guardo a história como os 100 anos da Bayer completados em 1996, os 25 anos do metrô de São Paulo, comemorados em 1993 e os 60 anos da Auto Viação Catarinense, hoje com mais de 80 anos.
Como todas as coleções, para enriquecê-la foram e é preciso muita dedicação. Com uma organização herdada em 27 anos em que trabalhei como Arquivista de processos liquidados do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), foi criado métodos de manter e aumentar meu Acervo. O hábito, que se tornou paixão, toma quase 24 horas do meu tempo, todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário